Saiba quais os direitos de se tornar um microempreendedor individual – 2021

ago 27, 2021 | Uncategorized | 0 Comentários

O direito do Microempreendedor individual

Em 2020 foi o ano que registrou o maior número de abertura de MEI’s (microempreendedor individual) da história , muita gente empreendeu por necessidade por isso nem todo mundo sabe do direito que o MEI possui ,inclusive comprar carro e com desconto que podem chegar a trinta por cento.

No estado de São Paulo vem crescendo seja pelo fato de muitas pessoas terem. Decidido  realizar o sonho em ter o próprio negócio ou pela necessidade de quem causa se viu desempregado a pandemia e precisava sobreviver em um ano a quantidade de MEI’s tem aumentou 20% no estado , passou de dois milhões de 840 mil para quase  34.000,00 a vantagem de sair da informalidade ou da situação de desemprego  e se tornar MEI é ter um CNPJ ativo e manter todos os direitos previdenciários além de ter acesso a linhas de crédito com taxas reduzidas e prazos mais longos de pagamento outra possibilidade de obter descontos significativos da compra de mercadorias insumos e matérias – primas maquinários e até veículos zero quilômetros, pois é direito do MEI.

Advogado tributarista André Felix Ricotta comenta:

“Basta apresentar o contrato que esta devidamente registrado na receita federal , pode adquirir um carro até o valor do faturamento teto limite da meia o desconto pode chegar até trinta por cento do ICMS e do IPI conforme o valor e o modelo do veículo o faturamento é normal de um mês não pode ultrapassar o valor de 81 mil reais acima disso precisa virar uma microempresa tomar muito cuidado com a receita federal tem acesso as movimentações bancarias então de você é MEI e já estourou  o faturamento mas não está declarando o correto qualquer momento você pode ser desenquadrado do regime sofrendo uma autuação fiscal”

Assista o vídeo completo 

Este é o processo mais fácil e rápido para quem deseja formalizar a prestação de serviços através de uma empresa com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) perante o Governo Federal.

Assim como em qualquer outro processo jurídico, alguns procedimentos devem ser concluídos para oficializar a situação.

Para se consolidar como MEI, o pequeno empresário deve se atentar a alguns requisitos, entre eles, o limite de faturamento anual de R$ 81 mil por ano, referente a receita bruta, que estabelece a característica principal do microempresário.

O empreendedor não pode ser sócio proprietário ou administrador titular de outra empresa, além de ser permitido o vínculo empregatício de apenas um funcionário na microempresa.

Outras designações que também não permitem a integração como MEI, se referem aos pensionistas e servidores públicos federais em atividade.

No caso dos servidores públicos estaduais e municipais, estes, devem observar os critérios da sua região que podem variar.

Além disso, estrangeiros com visto provisório devem se formalizar sendo necessário apenas a apresentação do Registro Nacional de Estrangeiros.

Veja como tornar-se um Microempreendedor Individual (MEI). É fácil e rápido

Informe-se
Antes de se cadastrar como Microempreendedor Individual, é importante informar-se:

  • Conheça e tenha certeza de cumprir todas as regras do MEI. Se precisar, confira o que diz a Lei Complementar nº 128/2008 e os critérios exigidos.
  • Consulte a Prefeitura de sua cidade para verificar as regras da nova atividade e/ou do novo endereço.
  • Verifique as atividades corretas para certificar-se que seu negócio se enquadra nas ocupações autorizadas.
  • RG.
  • CPF.
  • Comprovante de Endereço da Empresa e da Residência.
  • Título de Eleitor.
  • Nº da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (se declarou nos últimos dois anos).
  • Consulta prévia de localização aprovada (se o município exigir).

Vídeo
Elaboramos uma vídeo-aula com as informações que você precisa saber antes de se formalizar como MEI:

  • Portal do empreendedor;
  • Regras do MEI;
  • Atividades permitidas;
  • Faturamento;
  • Boleto mensal;
  • Benefícios.

Outros artigos…

Reforma Tributária pode se transformar em Frankenstein – 2021

Reforma Tributária pode se transformar em Frankenstein – 2021

A votação dos deputados pode transformar a reforma tributária em em um verdadeiro Frankenstein tributário com tantas alterações para comentar esse assunto : O Prof especialista em tributação Andre Felix Ricotta Panflix : Corremos o risco de um  "Monstrengo" tributário...

Close Bitnami banner
Bitnami