Estados podem recorrer ao STF contra alteração no cálculo do ICMS, diz especialista

SENADO APROVA COBRANÇA QUE ALTERA A COBRANÇA DO ICMS Segundo o especialista, os estados podem recorrer com uma ação declaratória de inconstitucionalidade contra o projeto. Em entrevista à CNN, o advogado e doutor em direito tributário André Félix Ricotta disse que, caso o projeto que altera a base de cálculo do Imposto sobre Circulação de […]

14 de março de 2022

SENADO APROVA COBRANÇA QUE ALTERA A COBRANÇA DO ICMS

Segundo o especialista, os estados podem recorrer com uma ação declaratória de inconstitucionalidade contra o projeto.

Em entrevista à CNN, o advogado e doutor em direito tributário André Félix Ricotta disse que, caso o projeto que altera a base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) seja aprovado pelo Senado Federal, os estados podem recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a medida.

“Se o projeto passar, é possível que algum estado entre com uma ação declaratória de inconstitucionalidade no STF, alegando que estão alterando a base de cálculo do ICMS. Logo, não basta ser aprovado, é passível de discussão perante o Supremo”.

Tem uma dúvida relacionada a este tema?

Entre em contato

Leia também

Outras publicações

Na Mídia · 01

Equilíbrio econômico é o desafio do próximo presidente

Entrevista no Jovem Pan News discute os principais desafios econômicos que o próximo presidente do Brasil deverá enfrentar. O debate aborda déficits primários persistentes, crescimento da dívida pública, necessidade de ajuste fiscal e o impacto das políticas econômicas sobre investimentos e inflação.

18 de setembro de 2026

Na Mídia · 02

Justiça Federal de São Paulo afasta retenção de 10% de IRPF sobre lucros e dividendos.

A 9ª Vara Cível Federal de São Paulo concedeu mandado de segurança para afastar, em relação a uma empresa tributada pelo regime do lucro real, a obrigação de reter Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) à alíquota fixa de 10% sobre a distribuição de lucros e dividendos a sócios pessoas físicas. A decisão declarou, incidentalmente, a inconstitucionalidade material da sistemática instituída pelo art. 6º-A da Lei nº 9.250/1995, incluído pela Lei nº 15.270/2025.

17 de setembro de 2026