Saiba calcular o imposto de importação em compras da Shein, Shopee e AliExpress

“Minhas compras da Shein vão ficar mais caras”? A pergunta segue repercutindo nas redes sociais sobre a medida do governo federal para aumentar a fiscalização na cobrança de impostos sobre encomendas internacionais. A regra diz que há isenção para envios com valor até US$ 50 (aproximadamente R$ 250) entre pessoas físicas; só que essa brecha […]

14 de abril de 2023
“Minhas compras da Shein vão ficar mais caras”? A pergunta segue repercutindo nas redes sociais sobre a medida do governo federal para aumentar a fiscalização na cobrança de impostos sobre encomendas internacionais.

A regra diz que há isenção para envios com valor até US$ 50 (aproximadamente R$ 250) entre pessoas físicas; só que essa brecha é usada pelas empresas (pessoas jurídicas) para evitar o tributo.

A regra quer garantir que o tributo já exigido dos e-commerces, principalmente das chinesas Shein, Shopee e AliExpress, conhecidas pelos baixos preços, sejam devidamente pagos.

Como é feito?

Os envios de até US$ 500 entram em Regime de Tributação Simplificado, cujo imposto corresponde a 60% do valor da compra (preço do produto + valor do frete + valor do eventual seguro).

Como calcular?

Segundo André Félix de Oliveira, professor doutor em direito tributário, ao adquirir a mercadoria importada de sites ou plataformas do exterior que realizam vendas online, o consumidor / importador, além do valor do produto importado, terá que pagar mais 60% de imposto de importação. “Ou seja, se a mercadoria custava U$ 40,00, com a incidência do imposto de importação custará U$ 64,00, U$ 40,00 da compra mais U$ 24,00 do imposto”, exemplifica Oliveira.

Como se pagam esse impostos?

Pelo Projeto de Lei nº 2339/22, quem é o responsável pelo recolhimento do imposto é o site estrangeiro vendedor da mercadoria, que deve recolher até a data de entrada da mercadoria no território nacional. “Se o site estrangeiro não recolher, o adquirente brasileiro tem 90 dias para pagar o imposto de importação, sob pena de abandono da mercadoria importada”, acrescenta o professor. O pagamento é feito através da guia de recolhimento. Não será possível retirar a mercadoria importada se não pagar o imposto de importação. Após fazer uma compra, caso o cliente não identifique nas listas o valor da importação, é possível verificar se há ainda cobrança pelo site dos Correios. Ao receber o código de rastreamento no site da plataforma, digite o código e verifique se há tributo a pagar.

Tem uma dúvida relacionada a este tema?

Entre em contato

Leia também

Outras publicações

Na Mídia · 01

Equilíbrio econômico é o desafio do próximo presidente

Entrevista no Jovem Pan News discute os principais desafios econômicos que o próximo presidente do Brasil deverá enfrentar. O debate aborda déficits primários persistentes, crescimento da dívida pública, necessidade de ajuste fiscal e o impacto das políticas econômicas sobre investimentos e inflação.

18 de setembro de 2026

Na Mídia · 02

Justiça Federal de São Paulo afasta retenção de 10% de IRPF sobre lucros e dividendos.

A 9ª Vara Cível Federal de São Paulo concedeu mandado de segurança para afastar, em relação a uma empresa tributada pelo regime do lucro real, a obrigação de reter Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) à alíquota fixa de 10% sobre a distribuição de lucros e dividendos a sócios pessoas físicas. A decisão declarou, incidentalmente, a inconstitucionalidade material da sistemática instituída pelo art. 6º-A da Lei nº 9.250/1995, incluído pela Lei nº 15.270/2025.

17 de setembro de 2026