Como escapar da malha fina do Imposto de Renda em 2022?

fev 21, 2022 | Mídias | 0 Comentários

Em entrevista à Jovem Pan , o Dr André Felix Ricotta fala sobre como escapar da malha fina do Imposto de Renda ,leia a entrevista completa :

Jovem Pan : estamos de volta para toda a rede jovem pan. Vamos falar agora também daquilo que é inevitável. Às vésperas do início do novo ciclo de envio de declarações do Imposto de renda em 2022, receita federal informou que cerca de 600000 declarações caíram na malha fina em 2021.

E nós vamos falar mais agora sobre esse assunto com o advogado tributarista André Felix ricota de Oliveira. Muito bom dia, André.
Dr Andre : Bom dia, mais uma vez, obrigado pelo convite.
Jovem Pan : Prazer é nosso, André. A gente sabe o seguinte, se tem algo que é sofisticadíssimo no Brasil é a receita federal, né? Quer dizer, todo O Mecanismo de troca de informações. Então eu queria que, na visão do senhor, que é uma especialista, não dá de fato aí para inventar historinha na hora da declaração do imposto de renda, né, André?

Dr Andre :  É perfeita a sua colocação não é? A receita federal tem um ótimo sistema de cruzamento de dados, tem um ótimo sistema, até é para o contribuinte resolver essas Pendências. É importante a gente deixar claro também que ao percentual que caiu na malha fina, é muito baixo do número de declarações que foram apresentadas, né? Em torno não chega a 2 e meio por cento das declarações que foram apresentados em 2021. Então, o contribuinte, para evitar cair nessa malha fina que muitas vezes não quer dizer.
Eles estão negando imposto de bom deixar isso claro, porque é um percentual desse pessoal, é porque tem dados incorretos. Porém, não há exigência de imposto de renda em 2022

Imposto de renda em 2022

Imposto de renda em 2022

Jovem Pan : Ou então todo cuidado, né? Na hora da declaração, como você disse, às vezes, é 111 fonte que é declarada errada, ela já complica toda a vida do do contribuinte, né?
Dr Andre : É, dá exatamente quando formos, é preparar nossas declarações de imposto de renda para entregar agora em 2022 é importante. Nós estamos com toda a documentação correta.
Jovem Pan : O banco colocou uma questão muito interessante, a questão da fonte pagadora não é? Muitas vezes acontece do contribuinte entregar a sua declaração, os rendimentos correto e a fonte pagadora, apresentar o rendimento errado. A fonte que faz a retenção do imposto de renda é declarado o número errado. Isso vai pode trazer transtorno, mas o contribuinte tem como solucionar isso? Basta entrar no e CAC Na Na aba meu imposto de renda, ver qual é o problema, ia ter apresentado documentação?
Dr Andre : Apresentou a documentação de forma virtual. Aí libera a sua declaração.
Jovem Pan : André, nós tivemos alguma grande novidade para 2022? Lembrando, né, que o ano exercício que será apresentado a receita é 2021.
Dr Andre : Isso mesmo, é um, é sempre assim. É sempre um exercício anterior, você declara no exercício posterior, é sempre foi assim.Dança, eu digo assim, na regra para esse ano, algumas mudanças.
Não continua, basicamente, as mesmas regras do imposto de renda, né? Não há muita alteração. O importante é você estar bem preparado para entregar sua declaração, entregar no prazo, mesmo que não esteja com os documentos, fossem entregues no prazo para não sofrer nenhuma multa, multa, nenhuma sanção e depois você pode retificar a sua declaração de imposto de renda corrigindo os detalhes que estavam faltando. Os dados que estavam faltando.
Jovem Pan : E quem deve declarar o imposto de renda agora em 2022? André?
Dr Andre : Todo mundo que não está na faixa de isenção, todo mundo que tem é é propriedade imobiliária, é todos que tiveram. É rendimentos de alugueres ou de terceiros. Tem que declarar, é o é Fontes pagadoras no Brasil tem que declarar imposto de renda.
Jovem Pan : E sempre existe também aquela dúvida, né? Se vale a pena você fazer a simplificada, vale a pena você fazer a completa, né? Quer dizer, existe a possibilidade para quem quer fazer sozinho, né? Existe?
Possibilidade de uma comparação lá e o programa praticamente ele se auto completa, não é isso, André?
Dr Andre : Exatamente o programa da receita federal quanto ao imposto de renda pessoa física, eu acho muito bom. Você tem como verificar, né? Fazer simulações de qual seria a melhor forma de declarar o imposto de renda quanto a isso, não há problema algum.
Dr Andre : Que tem como você fazer sozinho, é sem a ajuda de um profissional, inclusive AA própria receita federal, ele apresenta uma declaração que ela entende que está com os dados corretos, né? E basta você anuir, aceitar essa declaração da receita federal.
Jovem Pan : E quando o contribuinte olha lá na sua tela e ver toda aquele imposto que vai ficar retido, né? Quer dizer, é e também não há correção na tabela, muito tempo, né? Infelizmente a gente paga e cada vez mais imposto, né, André?
É exatamente isso. É um problema que nós estamos no imposto de renda pessoa física a pessoa. Fiz que ela não paga o imposto sobre a sua renda, sobre o seu acréscimo patrimonial, ela paga sobre os seus rendimentos no exercício anterior é tem projetos de lei para para aumentar a faixa de isenção é para corrigir a tabela de isenção que o correto seria rendimentos até 5000, BRL por mês isentos de imposto de renda. Mas o Congresso não se mexe quanto a isso, temos projetos parados lá é no Congresso Nacional.
Não haveria o próprio aval do Ministério da economia, né? Foi uma promessa do presidente Bolsonaro. Ele prometeu 5000 BRL, não é?
Dr Andre : Exatamente. Foi uma proposta 11 promessa de campanha, né? É que não foi cumprida. Infelizmente, seria justo essa atualização devia ter inerente a tabela do imposto de renda, mas o presidente não cumpriu sua promessa. O Supremo Tribunal Federal também não se manifesta a favor do contribuinte do cidadão brasileiro. Então a gente fica nessa situação de pagando imposto mais do que o devido.
Jovem Pan : Muito bem, claro que nós vamos trazer mais informações ao longo dos próximos anos. Aí para fazer é nos próximos anos, nas próximas semanas aí, atualizando ao cronograma da entrega a partir de primeiro de março, então, atenção contribuinte. Conversamos então com um advogado, André Félix, tributarista. Muito obrigado, André.
Eu que agradeço e qualquer coisa, estou à disposição, tenha um bom dia.
Dr Andre : Eu que agradeço e qualquer coisa, estou à disposição, tenha um bom dia.

Ou assista a entrevista completa no link abaixo :

Outros artigos…

Será que o preço dos combustíveis vai cair na bomba?

Será que o preço dos combustíveis vai cair na bomba?

Equilibrar o valor dos combustíveis é a meta da Lei do Congresso Nacional 192/22, a Lei dos combustíveis. Sancionada em 11 de março, a medida prevê a isenção do PIS/ PASEP e do Cofins e a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços) por meio da...

Close Bitnami banner
Bitnami